Camila Queiroz, a Angel de ‘Verdades secretas’, diz ter vergonha de mostrar o corpo: ‘Nunca fui sexy, provocante’
“De todas as princesas, sempre gostei mais da Cinderela, a garota humilde e batalhadora que acredita no próprio sonho, tem a vida transformada e encontra seu príncipe encantado... Tem identificação comigo. Sou canceriana, uma romântica convicta”, conta Camila Queiroz, a sensação da TV no momento. Quem vê a atriz em “Verdades secretas” na pele da ninfeta Angel, de 17 aninhos, em cenas pra lá de picantes, custa a acreditar que a moça de 22 pouco tem daquele mulherão. No dia a dia, ela assegura, não passa de uma garotinha...
— Assumo meu lado mulher na hora de dar conta das responsabilidades, posar para editoriais de moda ou interpretar uma personagem que exige isso de mim. No meu dia a dia, sou bem meninona mesmo — afirma Camila, que reviveu os tempos de criança em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, na sessão de fotos para esta reportagem: — Minha infância foi tão linda, tão lúdica! Guardo essa época com muito carinho. Foi a melhor parte da minha vida.
Da infância, Camila logo pulou para a vida adulta, quase sem aproveitar as descobertas da adolescência.
— Ela parou de brincar de boneca para começar a trabalhar — conta a manicure Eliane Tavares de Queiroz, de 49 anos, que inscreveu a filha do meio num concurso para novos talentos da passarela quando a menina tinha apenas 14 anos: — Camila sempre gostou da ideia de ser modelo e atriz, mas nunca acreditei que pudesse dar certo. Eu me perguntava o que nós estávamos fazendo ali na seletiva. Só que, entre 500 meninas lindas, ela ficou entre 30 selecionadas. Quando venceu a etapa de São Paulo, caiu a minha ficha. E passei a acompanhá-la a todos os lugares, até ela ir morar de vez em São Paulo, sozinha.
Determinada e focada, Camila se dedicou com afinco para se tornar grande na profissão de modelo.
— Tudo o que eu pedia, ela fazia: não cortar o cabelo, caminhar todos os dias, treinar fotografar e usar salto alto, parar de comer besteiras para não criar barriga... Ela sempre foi extremamente disciplinada, nunca me deu problema — lembra Adriana Ogata, booker que a introduziu ao mundo da moda.
Em pouco tempo, a modelo alçou voo para fora do Brasil. Viajou por 15 países a trabalho, fotografando para grandes campanhas, até fixar residência em Nova York. Foi na Big Apple, onde morava há três anos, que Camila recebeu o convite para participar de um teste para “Verdades secretas”.
— Walcyr (Carrasco, autor) e Mauro (Mendonça Filho, diretor) queriam um rosto novo, um lançamento. Alguém por quem o público se apaixonasse. Iniciei a pesquisa por São Paulo e Nova York, via internet, através da minha rede de contatos, buscando jovens atrizes e modelos que estavam trabalhando ou estudando nas cidades. Entre testes e entrevistas, observei quase 300 meninas. Foi como achar uma agulha no palheiro. Quando vi o material que Camila me enviou por e-mail, tive logo certeza de que ela seria a Angel. O difícil foi convencê-la disso — entrega Bruna Bueno, de 42 anos, produtora de elenco da TV Globo.
Agente de Camila na Ford TV, empresa que cuida de atores e atrizes, Claudia Andrade, de 42 anos, explica que a carreira de modelo da moça estava em franca ascensão no exterior:
— Daí o receio de Camila: largar um trabalho estável e promissor por outro que ela não dominava... Mostramos todas possibilidades que ela teria como atriz. Ela não precisou ser convencida, mas tivemos que instigá-la, afirmar que a oportunidade era muito legal e que ela tinha muitas chances, sim. O principal era ela se convencer de que podia dar conta do desafio de se tornar a protagonista de uma novela da Globo.
De fato, Camila nunca havia passado por um curso de interpretação sequer na vida...
— Nem comercial de TV ela tinha feito! Só fotografia e passarela, nada falado. Mas a gente percebeu que tinha ali alguém que transmitia verdade, e resolveu burilar essa pedrinha. Montamos uma estrutura de três meses com leituras diárias, trabalhos de corpo, voz, postura, laboratório... tudo. No ensaio da cena em que Angel para na delegacia depois de um programa, fui mais duro com ela e veio um choro. Ali explodiu a atriz de vez — recorda-se o diretor Mauro Mendonça Filho, de 50 anos.
Preparador de elenco, Sergio Penna conta que cuidou de Camila com “dedicação e muita delicadeza”:
— Começamos nossos encontros em dezembro do ano passado. Mostramos o quanto essa personagem exigiria dela. Ela, muito aplicada, foi estudando e entendendo essa dimensão, foi se sentindo íntima da Angel, que é uma adolescente virando adulta. E esse trabalho vai além do texto verbal, a dramaturgia nem sempre está escrita. Camila foi preparada para ficar em silêncio e dizer muita coisa assim. Ela é atriz de muitos sentimentos, inteligente, age com bastante naturalidade em cena.
Nem o sotaque típico de menina de interior, que a atriz emprestou à personagem, ficou forçado. Mauro afirma, no entanto, que tal característica não influenciou na escolha de Camila Queiroz para o papel de Arlete:
— Ela poderia ser nordestina, e eu a teria escalado. Foi uma boa coincidência ter nascido em Ribeirão Preto, mas o crucial foi seu biotipo: uma garota bonita, magra e alta, para modelo estava perfeita. E desconhecida, com cara de menina, do jeito que a gente queria. Ela é, sim, a grande revelação da TV Globo dos últimos anos.
O mesmo jeitinho genuíno de falar, puxando os “r”s, contudo, já rendeu a Camila convite para um novo trabalho na TV, antes mesmo de “Verdades secretas” chegar ao fim. A atriz estará em “Candinho”, novela que sucederá “Além do tempo” no horário das seis, de autoria de Walcyr Carrasco.
— Ela será Mafalda, uma caipirinha divertida e ingênua. Seu jeitinho foi determinante para nossa escolha. Jorge Fernando (futuro diretor da trama) me abriu os olhos: “Ela é capaz de fazer a personagem muito bem!”. Prevejo um futuro brilhante para Camila. Hoje ela é uma revelação, mas já mostrou que tem coragem de se atirar profundamente nos papéis — diz Walcyr.
Além das cenas mais densas, em que tem que colocar para fora toda a sua emoção de atriz estreante, um dos maiores desafios para Camila em “Verdades secretas” são os takes que envolvem nudez. Apesar de linda e esguia, a também modelo sempre teve vergonha de mostrar seu corpo.
— Nunca fui sexy, provocante. Ao contrário, sou muito reservada, tímida, conservadora. Odeio usar biquíni, me exibir, e tive que fazer isso tudo em rede nacional. As cenas de sexo são difíceis até hoje — assume ela, que recebeu propostas para posar nua por conta de toda a beleza extra que revelou na novela: — Não aceito de jeito nenhum, por dinheiro nenhum. Pela arte, eu já estou fazendo.
Um dos pedidos de Camila à família foi que o pai, o marceneiro Sérgio Queiroz, de 52 anos, não assistisse às tais cenas picantes.
— Ela explicou que, se acontecesse, não conseguiria olhar para ele quando o encontrasse, de tanta vergonha. Mas ele realmente não assiste à novela, precisa acordar muito cedo para trabalhar. Fica sabendo por alto, pelos comentários das pessoas. As irmãs (Melina, de 28 anos, formada em marketing e gastronomia, e Caroline, de 19, que trabalha numa academia de ginástica) raramente conseguem ver também — conta Eliane, que, por sua vez, não se constrange ao observar a filha nua na telinha: — Só acho que abusam de vez em quando. Poderia ser menos, né? (risos)
Príncipe encantado do conto de fadas de Camila há dois anos e quatro meses, o modelo Lucas Cattani, de 20 anos, garante não ser um namorado ciumento. Telespectador assíduo de “Verdades secretas” — daqueles que, se perderem o capítulo na TV, assistem depois pela internet —, o rapaz diz que a confiança na amada está acima do desconforto.
— Eu vejo tudo, mas não vou falar que adoro (as cenas mais quentes), porque aí já seria demais. Só não é uma coisa que me tire o sono nem me deixe triste. Eu apoio totalmente a Camila nessa nova fase da vida dela, estou orgulhosíssimo — afirma o modelo, que também tem maturado a ideia de se tornar ator e, por conta do relacionamento com uma das mulheres mais desejadas do Brasil, ganhou um séquito de seguidores nas redes sociais: — Eu tinha quatro mil antes de tudo isso acontecer; agora, são quase cem mil! Muita gente abraçou a Camila com carinho e eu fui junto. Só posso ficar muito feliz!
Do sonho de oficializar a união e ter filhos, os modelos compartilham. E, embora costume falar da intenção de realizar os dois desejos até os 25 anos de idade, Camila garante que não considera a maternidade nem o casamento como missões de vida.
— Desde que manifestei essas vontades, não param de pressionar o Lucas, tadinho! Estamos sem pressa, tranquilos. Vai acontecer tudo no tempo que tem que ser, no tempo de Deus — afirma a atriz e modelo, que adotou o espiritismo como religião: — Sonho ser pedida em casamento. Penso numa cerimônia na praia ou no campo. Uma festa íntima, só para os mais chegados.
Íntima da mais nova estrela do pedaço, muita gente já se sente. No Rio, há desde a fã que para Camila na rua para pedir uma foto com o próprio marido aos telespectadores mais indignados por Angel ter a cara de pau de trair a mãe Carolina (Drica Moraes) com o padrasto Alex (Rodrigo Lombardi).
— Mas tem também quem torça para que Alex e Angel terminem juntos, porque se amam — avisa a atriz, que prefere não se colocar na pele da personagem na hora de palpitar sobre seu destino na novela das 11: — Gosto demais da Angel para julgá-la...
Lá em Ribeirão Preto, a vizinhança dos Queiroz também anda ouriçada com a conterrânea famosa.
— Desde que a novela começou, Camila não teve tempo para nos visitar. E não quero nem imaginar o tumulto que vai ser essa volta dela para cá. Todo mundo vai querer tirar uma casquinha da minha filha — prevê Eliane, acrescentando, bem-humorada: — Tem gente que nunca nos cumprimentou na vida, e hoje vem cheia de sorrisos falar comigo. Fico só observando...
Preservar a família e os amigos da exposição exagerada é uma das maiores preocupações de Camila nesta outra fase da vida profissional:
— Quem quis colocar a cara a tapa fui eu, não eles. Não quero que as pessoas se aproximem por interesse.
A perda da privacidade, aliás, é o único ônus trazido pela nova profissão, segundo ela. No mais, a novata só tem motivos para comemorar.
— Da última vez que eu a encontrei, perguntei: “Você está feliz?”. Porque de nada adianta ter popularidade, ir aos programas de TV e ganhar dinheiro se não estiver realizada. E Camila foi firme na resposta: “Sim, muito! Era isso o que eu mais queria na vida!”— conta Denise Céspedes, dona no Brasil da agência Ford, que descobriu a estrela.
Ao comparar a carreira de atriz à de modelo — as quais pretende levar em paralelo a partir de agora —, Camila destaca a possibilidade de dar seus palpites e ser ouvida como um dos ganhos:
— Está sendo importante perceber que também posso ter voz ativa. Antes, como modelo, eu era obrigada a vestir a roupa que me dessem, problema meu se não gostasse. Agora, minha opinião importa. Tenho liberdade de falar o que penso, e me sinto mais forte.
Uma família de bonecas para chamar de filhas
Apaixonada por bonecas desde pequena, Camila ainda guarda com carinho na casa dos pais Maria Luiza, presente que ganhou de uma das avós na infância. “Eu fazia batizado, festa de aniversário, acordava de madrugada para trocar fralda e fazer nebulização nas ‘minhas filhas’. Tinha as gêmeas de olhos azuis, de quem eu dizia que Murilo Rosa era o pai. Mas também tinha filhas com Rodrigo Santoro, Rodrigo Hilbert, com o Miguel do ‘Rebelde’... Todos meus ídolos de infância...”, conta a atriz, ciumenta com os brinquedos: “Quando minha mãe doou minhas gêmeas, fiquei triste de verdade”.
fonte http://extra.globo.com