Para escolher entre persianas ou cortinas, o mais importante é manter a harmonia no ambiente
As cortinas e as persianas são detalhes importantes na hora de decorar um cômodo, seja para deixar o ambiente mais aconchegante ou sofisticado. No momento, uma das tendências é a persiana romana, que tem grandes faixas horizontais. O uso das cores mais clássicas, como branco, cinza e preto também está na moda. Porém, segundo os decoradores, o mais importante é escolher o acessório e o tom que agradem a todos os moradores da casa.
A designer de interiores Magda Curi gosta de usar a persiana romana feita com a tela solar, material que permite a entrada da claridade e diminui a sensação de calor:
— Atrás, usamos um blackout, que dá mais privacidade e deixa o ambiente mais escurinho, ideal para dormir ou ver um filme, por exemplo.
Para a coordenadora de Design da unidade Teresópolis do Senac RJ, Roseli Mello, as cortinas de voil — um tecido que é mais leve e transparente, como na foto ao lado — continuam a prevalecer:
— Elas são de fácil manutenção, lavadas na máquina e mais em conta. O metro é encontrado por R$ 9.
Segundo Roseli, tudo depende do estilo do cômodo:
— Uma decoração clássica pede cortinas de tecidos nobres, enquanto ambientes rústicos combinam com fibras naturais ou persianas.
Os designers de interiores Isabel Pinheiro e Leandro Galúcio apostam na combinação entre a praticidade da persiana e a leveza do voil.
— O tecido deixa o ambiente mais acolhedor e quebra a formalidade — afirma Isabel, fã do estilo.
De acordo com ela, é simples a fórmula para calcular o tamanho do véu. Para saber a largura ideal, meça a janela e acrescente mais 20 centímetros para cada lado. No cálculo da altura, sempre acrescente 20 centímetros, referentes ao tecido que ficará acima da abertura.
Se quiser que a cortina termine logo abaixo do parapeito, some apenas mais 20 centímetros no cálculo da altura. Caso prefira a cortina até o chão, considere essa medida adicional.
fonte: http://extra.globo.com