Castiçais, velas e lanternas deixam decoração mais aconchegante e sofisticada
As velas, castiçais e lanternas decorativas deixam qualquer ambiente com mais personalidade e charme. Há peças de diferentes estilos para agradar a todos os gostos, orçamentos e, claro, tipos de decoração.
Em lojas da Saara e do Mercadão de Madureira, é possível encontrar os produtos por preços a partir de R$ 1,99. Outras opções mais sofisticadas podem custar mais de R$ 250 em algumas lojas e sites.
A designer de interiores e colunista do Bela Casa, Vivianne Pontes, lembra que esse tipo de enfeite — que cria uma iluminação indireta — se harmoniza com outros elementos da decoração:
— São acessórios geralmente baratos e que fazem a diferença. Podem ser usados ssozinhos ou em uma composição com várias velas ou peças — exemplifica.
Além de enfeitar o cômodo, possuem uma utilidade muito interessante para as pessoas estressadas:
— O uso da meia luz induz o relaxamento e isso é muito necessário, já que hoje ficamos conectados e agitados até a noite. Deixar as luzes tradicionais apagadas, com apenas uma vela ou lanterna acesa, serve como um gatilho para que a pessoa consiga descansar.
Vivianne lembra a versatilidade dos artigos, cujo uso é interessante em qualquer ambiente:
— As lanternas decorativas, por exemplo, dão um ar mais oriental aos cômodos. Servem perfeitamente para dar mais iluminação aos ambientes externos, como varandas e jardins.
Vivianne alerta apenas que é preciso ter sempre em mente a questão de segurança para evitar acidentes. As velas não devem ser acesas caso haja crianças ou animais de estimação em casa. Por outro lado, Vivianne acrescenta que as versões de velas em led são boas substitutas das originais nessas situações.
A designer de interiores Paula Tolini recomenda que as velas e lanternas sejam usadas como diferenciais em jantares e outras ocasiões especiais:
— Uma reunião com amigos ou um encontro amoroso ganham um toque especial com essa iluminação indireta, que cria um clima mais intimista e agradável.
Paula afirma que, para escolher a peça ideal, não há uma fórmula:
— As velas, lanternas e castiçais precisam combinar apenas com o gosto pessoal. As aromáticas, por exemplo, são muito pessoais, porque cada um prefere um determinado tipo de aroma.
fonte: http://extra.globo.com