Quartos inspirados em outras culturas garantem charme e sofisticação
O contato com outras culturas é a melhor parte de qualquer viagem. Mas e se a travessia acontece dentro de casa? Quem quer um pedacinho do mundo só para si pode decorar um cômodo com referências a outras culturas. Quartos com elementos orientais, africanos ou europeus são algumas opções para ter um ambiente diferente e sofisticado. Na Pousada Design de Charme Vila Natal, em Campos do Jordão, há seis quartos temáticos.
— As suítes mais procuradas são a Índia e a África — explica o proprietário, Alex Mazeto, que adquiriu muitos dos enfeites — como esculturas e ilustrações — em suas viagens, já que trabalhava com comércio exterior e visitou mais de 40 países.
Quem não tem a mesma sorte de Alex pode encontrar os objetos em lojas de decoração, brechós e até mesmo nos mercados populares, como Saara, Mercadão de Madureira e o polo de decoração de Vigário Geral.
A arquiteta Marcelle Castro Neves explica que basta ter paciência para garimpar itens decorativos nos locais:
— Há muitos objetos decorativos com preços acessíveis. Até no Cadeg é possível encontrar enfeites com inspiração étnica.
A profissional lembra que, para não enjoar do ambiente, o ideal é ser comedido:
— É importante evitar exageros e ter uma base neutra, como paredes, pisos e móveis mais básicos.
Segundo Marcelle, as pessoas podem procurar referências de um país ou região e usar adornos, como luminárias, almofadas e quadros. Instrutora de design de interiores do Senac RJ, Elizabeth Esquenazi concorda com a necessidade de equilíbrio:
— O quarto é um lugar para relaxamento e inspiração, então o excesso de informações atrapalha. Para ter um quarto original e com referências a outras culturas, não é preciso transformá-lo em uma tribo africana ou uma oca indígena. Não precisa nada tão exagerado.
Almofadas, cortinas de seda, baús e cestarias são ótimos elementos para quem quer um pedacinho da Índia em casa. Já no estilo oriental, camas do tipo tatame, leques e cortinas de madeira são toques interessantes. Se a ideia é homenagear a África, é indicado procurar esculturas, estampas inspiradas em peles de animais e usar cores primárias e secundárias.
fonte: http://extra.globo.com
Dicas Depósito Presidente
Os pendentes de iluminação podem ser usados para dar mais ênfase a focos pontuais, como uma mesa de jantar, o criado-mudo, balcão de cozinha, canto de ambientes ou para deixar a iluminação geral do ambiente mais suave, por isso, é importante saber combiná-lo com outros tipos de iluminação, e com os móveis que possuem no ambiente assim como alguma peça de decoração.
Para escolher a luminária certa, é importante prestar atenção na proporção entre a peça desejada, os móveis da sua decoração e o ambiente em geral.
O legal do pendente é deixa-lo pendurado, por isso, atente-se para o fio e/ou cordão que deve ficar pendurado. O pendente perde todo o charme se não estiver com o mínimo de 20 cm de distância do teto. Já se a escolha for por iluminar um móvel, não existe a preocupação com a passagem, então 70 cm entre o móvel e a cúpula são ideais.
No DEPÓSITO PRESIDENTE você encontrará algumas opções em luminárias pendentes em tecido de várias estampa, internas e externas, para qualquer tipo de ambiente e iluminação do seu ambiente.
Venha conhecer mais essa novidade que separamos pra você e pegar algumas dicas para ajudar deixar seu ambiente mais iluminado e dar um toque de elegância e modernidade.
Rafael Fernandes
Designer de Interiores