Dicionário da decoração: veja as palavras essenciais para planejar ambientes
Antes de sair comprando objetos de decoração, pense em como organizar o ambiente. Para isso, o EXTRA criou um pequeno dicionário sobre o assunto. O manual reúne dez verbetes essenciais, que são as palavras-chaves na hora de repaginar ou planejar qualquer espaço.
Ao selecioná-las, a personal organizer Micaela Góes, apresentadora do programa “Santa ajuda” — cuja nova temporada estreia no próximo dia 18, no GNT — se concentrou na importância da organização, desde o primeiro momento.
— É preciso setorizar e selecionar que parte do ambiente vai ser usada e para que funções. Numa sala, por exemplo, é preciso planejar qual será a sala de estar, a de jantar, o canto de leitura — diz Micaela.
Para a designer de interiores Vivianne Pontes, colunista do “Bela casa”, a primeira palavra capaz de mudar um ambiente é “cor”, seja o tom escolhido para a pintura das paredes ou dos acessórios:
— As duas maneiras mais baratas de decorar uma casa são usar cores e plantas. Uma latinha de tinta tem um poder incrível! Pintar uma parede com uma cor diferente já muda o ambiente, enquanto as plantas transformam uma casa num lar.
As duas especialistas destacam a harmonia como sinônimo de uma casa mais agradável. Para alcançá-la, Micaela explica que o verbo “desapegar” precisa ser incluído no vocabulário:
— A gente precisa de pouco, muito menos do que temos. Um ambiente com muitos móveis não deixa as pessoas e as energias circularem. Deixe apenas aquilo que traz boas memórias. Quando há excesso, é difícil ser organizado.
fonte: http://extra.globo.com