Peças sem uso ou descartadas se transformam em objetos únicos de decoração
Lugar de objetos de decoração é no lixo. Isso mesmo. É cada vez mais comum pessoas encontrarem artigos descartados e levá-los para casa. Podem ser latinhas (aprenda a fazer uma luminária abaixo), mola de cama, colheres de pau etc. Basta deixar a imaginação fluir. Para a designer de interiores Nathália Bertoli, que criou o ambiente “Garagem náutica” para a mostra Morar Mais por Menos, com o arquiteto Miguel Capanema, um dos motivos para a reciclagem é o alto preço dos objetos:
— Acho que tudo está tão caro que as pessoas acabam recorrendo a isso. É bacana, porque tem história. Você conta sobre o móvel: “Olha que bacana! Peguei, lixei, pintei”.
A arquiteta Aline Araújo, que criou o Estúdio da Blogueira — Mobly, na Morar, já usou elásticos para prender fotos e cartões, secador de roupas como luminária e colheres de pau como centro de mesa:
— Dá para usar colheres de pau quebradas. Pintei de rosa, e prendi, formando um centro de mesa. Fica bem legal!
A designer de interiores Vivianne Pontes explica que reaproveitar é fundamental:
— Independentemente de ser moda ou não, reaproveitar é importante. A reciclagem e o reaproveitamento ajudam a não produzir mais lixo no planeta. É bom lembrar que são coisas diferentes. A reciclagem transforma algo em matéria-prima para um novo objeto. O reaproveitamento pega algo pronto e repinta, recupera, dá uma nova vida.
A decoradora Vivi Visentin, do blog Decorviva (www.decorviva.com.br), fez almofadas e pufes a partir de sacos de arroz e de café, transformou conduíte em vaso, e gaiola e lata de alumínio, em luminárias:
— Acho que, cada vez mais, as pessoas têm consciência de que estamos gerando muito lixo e não estamos fazendo nada de produtivo. E esse lixo pode virar luxo. Ter um objeto criado com algo que iria para o lixo, chama mais a atenção do que ter uma cadeira assinada (por um artista famoso).
Aprenda a fazer um lustre com latinhas de alumínio
1. Material
Para fazer o lustre de Vivianne Pontes (à direita) é preciso ter latas de alumínio, tesoura, arame, tinta spray, bocais de lâmpada, fios e lâmpadas.
2. Preparação
Junte algumas latinhas e lave-as. Você pode colocá-las de molho, com detergente líquido. Depois, deixe-as secar.
3. Corte
Com uma tesoura, abra a lata em folhas. Ela tem que ser usada só para isso, pois ficará cega. Ou use tesoura para metais ( de lojas de ferragem).
4. Montagem
Recorte as folhinhas. Fure-as e enfie o arame. Ajeite-as em galhos. Monte os fios e bocais de lâmpadas, com eles.
5. Pintura
Pinte com tinta spray.
6. Instalação
Peça a ajuda de um eletricista para instalá-la.
Acompanhe as notícias de imóveis, casa e decoração pelo Twitter@bela_casa.
fonte: http://extra.globo.com
EM BREVE
EM PRESIDENTE VENCESLAU
Douglas Calçados e Confecções