Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 19

$
0
0

Os pés precisam de força para sustentar o nosso corpo

Por Taty Bruzzi
Os pés precisam de força para sustentar o nosso corpo
Fotos:Divulgação
A função dos pés é muito importante, pois cabe a eles sustentarem o nosso corpo no dia a dia. Imagina o quanto eles não sofrem quando, por conta do trabalho, a mulher passa a maior parte do tempo em pé.  

De acordo com profissionais, muitas pessoas se esquecem que os pés são o alicerce do nosso corpo e, por conta disso, é uma das partes do corpo que precisa ser fortalecido para não sofrerem danos.

Os especialistas alertam que cada pé contém mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. Do contrário, não conseguiriam suportar nosso peso, proporcionando um retorno de energia quando fazemos algum esforço físico.


Além disso, os pés são a única parte corpo que toca o chão, absorvendo o choque e apoiando o corpo, mesmo quando expostos a impactos que chegam a cinco vezes o nosso peso corporal.

Assim, quando bem trabalhados, eles podem proporcionar uma base estável, evitando lesões quando praticamos algum tipo de atividade física mais puxada como a corrida, por exemplo.

Entenda o impacto dos pés no chão
Segundo pesquisas, uma das lesões mais comuns em atletas é a fascite plantar, decorrente da falta de fortalecimento da região. Em compensação, os exercícios de força corretos para os pés evitam uma série de lesões.

Além da fascite plantar temos ainda dores nas canelas, entorses do tornozelo, tendinite peroneal e tendinopatia do tendão de aquiles. No entanto, a fascite plantar ainda é a mais comum em corredores.

O problema trata-se da inflamação dos tecidos densos da sola do pé, conhecidos como "fáscia plantar uma aponeurose", que são os tecidos que recobrem a musculatura da planta do pé e se estendem do calcâneo ao osso, formando o calcanhar e os dedos.

Esses tecidos são responsáveis por manter a curvatura normal do pé. Durante uma corrida em terrenos irregulares e duros, aumenta-se a capacidade e a força exercida no pé. E quando essa força é demasiada para a capacidade dos tecidos podem surgir dor na planta do pé.

Ainda, de acordo com especialistas, a fascite plantar pode causar deformações na curvatura dos pés, fazendo com que os atletas posicionem os pés no solo de forma errônea por causa da dor.

Sendo assim, pode haver um encurtamento do tendão de Aquiles e, consequentemente, um encurtamento da musculatura posterior da perna. Para evitar este e outro problema, o ideal é submeter os pés a exercícios de fortalecimento.

Mesmo que você não seja um atleta, estes exercícios só tendem a trazer benefícios aos pés. Além de fortalecê-los, podem evitar um quadro de fascite plantar no futuro. Confira!  

Alongamento do arco do pé

Sentada confortavelmente em uma cadeira, segure os dedos do pé com as mãos e puxe-os para trás até sentir o arco esticando. Repita o movimento de 3 a 4 vezes, alternando os pés.

Fortalecimento do arco do pé


Sente-se em uma cadeira e estenda uma toalha no chão. Com os pés descalços, tente puxar a tolha na sua direção com os dedos de um dos pés. Repita de 2 a 3 vezes com cada pé.

Ou então, coloque uma bolinha de tênis por baixo do pé. Faça movimentos para a frente e para trás com a bola rolando. Repita de 4 a 5 vezes com cada pé.

Alongamento dos gémeos (barriga da perna)

Com as mãos posicionadas em uma parede, estique uma das pernas para trás deixando a da frente em um angulo de 90º e os calcanhares apoiados no solo. O objetivo é sentir os gémeos (barriga) da perna posicionada por trás do corpo esticando. Mantenha a posição por alguns segundos. Repita o movimento com a outra perna. Faça de 3 a 4 vezes, alternado-as.

Alongamento do calcanhar

Para a execução, você irá precisar de um step encostado a parede ou pode tentar fazer o exercício em um degrau da escada. Apoie apenas a parte de frente dos pés. Apoie as mãos na parede e faça flexões dos pés, de 10 a 15 repetições.

Alongamento do tendão de Aquiles

De frente para uma parede, coloque a planta de um dos pés na parede e a outra perna esticada. A intenção é sentir o tendão de Aquiles esticando. Mantenha a posição por alguns segundos, trocando de perna em seguida. Repita o movimento de 3 a 4 vezes com cada perna.
fonte:http://natelinha.ne10.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>