Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 19

$
0
0

Os carboidratos e seus benefícios

Por Taty Bruzzi
Os carboidratos e seus benefícios
Fotos:Divulgação
Quando o assunto é alimentação e boa forma, fala-se muito mal dos carboidratos. No entanto, de acordo com especialistas, quando bem administrados  esses alimentos trazem benefícios à saúde.  

A começar pela energia que nos proporciona, favorecendo a realização de atividades rotineiras como trabalhar e estudar, por exemplo. Além disso, o carboidrato desempenha diversas funções no organismo.

Dentre elas, temos a nutrição das células do sistema nervoso central. Os profissionais explicam que nosso corpo usa todos os artifícios para manter essas células alimentadas, uma vez que o suprimento de glicose não pode parar.

Por outro lado, a diminuição de carboidratos na dieta faz com que o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, ocasionado perda da massa muscular. Já a ingestão correta desses alimentos previne esse quadro.

Assim, para quem segue uma atividade física regular, o ideal é incluir carboidratos na alimentação de forma que melhore o desempenho do corpo, uma vez que a ingestão inadequada irá causar cansaço e fadiga. Saiba mais!

A importância dos carboidratos na alimentação
Os carboidratos são classificados através da avaliação do tempo que ele leva para ser digerido. Uma vez absorvido, ele vai estar disponível na circulação sanguínea na forma de glicose, estando pronto para ser utilizado pelas nossas células.

O processo é chamado de índice glicêmico (IG). Quanto mais alto o IG, mais rápido será o tempo de digestão e absorção, é o que explica os especialistas. Alimentos com IG alto fazem o corpo produzir quantidades maiores de insulina.

A substância é a responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação, jogando-as para dentro das células onde são transformadas em energia. Quando em excesso, a insulina faz com que o corpo produza mais gordura.

Ainda de acordo com profissionais, o excesso de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial à saúde quanto o colesterol. Com o tempo, além do aumento do peso, o pâncreas é também prejudicado.

O órgão inicia um processo de produção de insulina em doses muito altas, sacrificando o pâncreas. Com o passar do tempo, o órgão acaba sendo prejudicado, perdendo a capacidade de produção, causando diabetes.

Por outro lado, os édicos indicam uma alimentação com que contenha pelo menos 50% do seu total calórico em carboidrato. Entretanto, para quem é adepto de uma atividade física essa quantidade deve ser maior, variando de acordo com o tipo, a frequência e a intensidade dos treinos.

Alimentos indicados
De acordo com profissionais, o arroz, a batata, as massas em geral, a mandioca, os pães e biscoitos, além da aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato.

Isso porque além do carboidrato, esses itens alimentares fornecem também ao nosso organismo nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, essenciais para o bom funcionamento.

Atenção apenas para o consumo do arroz e dos biscoitos e bolachas, que devem ser integrais. Estes oferecem a quantidade ideal de fibras para a alimentação, além de dar sensação de saciedade.

Segundo especialistas, quanto mais fibras no alimento ou mais complexo for o carboidrato, mais baixo será o seu índice glicêmico. Assim, alimentos com baixo índice glicêmico acabam sendo melhores no controle do apetite.

Então, quanto mais lentamente o açúcar do alimento for digerido e absorvido, mais tempo ele irá permanece no sangue, aumentando o período de saciedade que aquele alimento proporciona.

No caso dos alimentos integrais, e não refinado, torna o carboidrato bem mais nutritivo, além de aumentar consideravelmente a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e demore a sentir fome.
fonte:http://natelinha.ne10.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>