© Fornecido por Notícias ao Minuto
Os consumidores sofreram com as constantes altas dos preços em 2015. Porém, segundo o jornal O Globo, a situação vai ficar pior. Os ingredientes das ceias de Natal estão 16,12% maior em novembro deste ano, na comparação com dezembro de 2014. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). Essa alta é maior que a do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), de 10,39%, e, ainda, que a inflação de alimentos, de 10,88%.
"A alta dos alimentos para a ceia é bem maior que a inflação geral e dos alimentos porque mostra o efeito do câmbio. Alimentos como bacalhau, azeite e vinho, muito usados nessa época do ano, sofrem com a valorização do dólar", disse ao jornal André Braz, economista do Ibre/FGV.
Por conta disso, uma das soluções podem ser investir em marcas não tão conhecidas. Isso porque, de acordo com Braz, os produtos de marcas mais famosas são entre 30% a 50% mais caros que a média. "Se for uma ceia bem pomposa de Natal, os preços ficam mais caros. Mas é possível para o consumidor buscar marcas alternativas, nem tão conhecidas, que podem ter qualidade semelhante, mas têm preço mais baixo", explica.
fonte:msn