"Babilônia": Após ficar paraplégico em acidente, Ivan vira nadador
Acidente grave deixa o professor sem movimentar as pernas; ele se revolta
Por Diego Falcão
Na reta final de "Babilônia", Ivan (Marcello Melo Jr.) vai ser atropelado e ficará paraplégico. Apesar do trágico acidente (leia no final do texto), o professor se torna um nadador e passa a participar de competições para deficientes físicos.
A informação é do jornal O Globo desta quarta-feira (5).
A notícia do final de Ivan causou uma revolta no público e um dos autores da trama, Ricardo Linhares, explicou à publicação que não se trata de uma punição: "Há uma bela trajetória de superação prevista para Ivan, que se tornará nadador e participará de competições com paratletas".
E completou: "É uma ocorrência natural da vida, que pode acontecer com qualquer um, independentemente de ser uma pessoa positiva ou negativa. Não há nenhuma possibilidade de o desfecho mudar".
O acidente
Ivan está andando com Diogo (Thiago Martins) na Avenida Atlântica quando um carro avança o sinal e o atropela. O choque é forte e o professor é atirado longe. Diogo corre para ajudar o amigo e se assusta ao vê-lo completamente ensanguentado e desacordado: "Meu Deus do céu...".
Ivan é levado para o hospital numa ambulância enquanto Sérgio (Claudio Lins) é avisado do acidente. Ao chegar no hospital, ele é informado que o namorado está passando por uma cirurgia. Diogo: "Ivan está na cirurgia. O médico disse que vão ter que descomprimir a medula dele". Sérgio: "Então é grave?". Diogo: "Foi muito violento, o carro vinha a toda, ninguém respeita sinal fechado no Rio! A gente tem que esperar a cirurgia terminar pra ter mais notícias".
Ivan acorda
O professor acorda da cirurgia e não se lembra do que aconteceu. Diogo explica que ele foi atropelado até que Ivan, nervoso, diz que não sente suas pernas: "É isso mesmo?... Que foi que aconteceu comigo? Por que eu não posso mexer as pernas?... Fala a verdade! O quê que tá acontecendo comigo?". Sérgio: "Calma, Ivan. Você passou por uma cirurgia pra descompressão da medula". Diogo diz que pode ser efeito da anestesia.
Paraplégico
O médico entra e Ivan diz que não sente as pernas. "Infelizmente, você fraturou uma vértebra torácica. Existe a suspeita de uma lesão medular completa", diz o profissional.
Ivan reconhece a gravidade: "Eu sei, sim. Sou formado em Educação Física, esqueceu? Fiz muita aula de anatomia. Isso significa que eu posso ficar paraplégico".
Sérgio tenta acalmar o namorado: "O médico disse que, depois desse exame que você vai fazer, a gente vai saber melhor o que tá acontecendo". Ivan aflito: "E se a lesão for definitiva? Eu vou ficar preso numa cadeira de rodas pra sempre...". O casal troca carinhos até que em outra cena, os médicos constatam que ele não terá mais os movimentos das pernas.
Ao receber a notícia de que não vai poder mais andar, Ivan fica revoltado e passa a ser rude com Sérgio, magoando o namorado.
fonte:http://natelinha.ne10.uol.com.br