Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 13

$
0
0

Saiba como cuidar da saúde dos bebês durante o verão

Por Taty Bruzzi
Saiba como cuidar da saúde dos bebês durante o verão
Fotos:Divulgação
As férias de verão estão aí. É justamente nesta época do ano que as famílias costumam viajar, em especial para regiões com praia ou piscina. O problema é que em janeiro o calor excessivo e a exposição ao sol pode prejudicar nossa saúde.

Se o adulto já sente, imagina os bebês. Isso não significa que o seu filho não possa curtir o verão, desde que cuidados extremos sejam tomados por conta dos pais, é claro.   

Os especialistas explicam que é através dos raios ultravioleta B que o organismo obtém a vitamina D, responsável por favorecer a absorção de cálcio, alem de agir na prevenção do raquitismo.


Banho de sol faz bem, mas com moderação

De acordo com profissionais, nos seis primeiros meses de vida o bebê não pode ser exposto diretamente ao sol e nem usar protetor solar. A partir dos sete meses, o sol está liberado desde que com moderação. O ideal é banhos de sol com até 10 minutos diários, antes das 10 h ou após às 16 h.
Até os 5 anos de idade, o recomendado é usar somente filtros solares indicados para crianças, pois estes contêm menos substâncias químicas capazes de induzir sensibilização da pele da criança.

O produto indicado deve proteger a pela da radiação UVA e UVB, com fator mínimo de FPS 30. Já a aplicação deve ser meia hora antes da exposição, sendo reaplicado sempre que a criança sair da água ou quando transpira demais.

Segundo profissionais, o filtro solar deve ser usado diariamente, uma vez que a exposição solar indireta também causa agressão a pele, assim como as luzes fluorescentes, presentes em casa e estabelecimentos, que também emitem radiação.  
 
Ainda, na opinião de especialistas, a incidência de câncer de pele aumenta a cada ano, proveniente da exposição ao sol e, consequentemente, ao efeito da radiação, que é acumulativo. No caso dos bebês, a pele são é ainda mais sensível.

Principalmente, naqueles que são muito branquinhos, com cabelos loiros ou ruivos e olhos claros. Assim, a tendência é queimar com mais facilidade, além de causar danos como fotoenvelhecimento e câncer de pele.

Dicas extras

- existem roupas com proteção solar como blusas, chapéus, bermudas e roupas de banho infantis, que protegem contra os raios UV porque os tecidos de confecção contam com poliamida misturada ao dióxido de titânio, que é um resistente protetor solar;
- em caso de insolação, o ideal é procurar imediatamente um médico. Além disso, colocar a criança em um local arejado e com sombra, além de hidratá-la por via oral com soro caseiro, água de coco ou água potável;
- durante o verão, evite banhos quentes ou gelados demais. O mais apropriado são banhos com água em temperatura ambiente (morna);
- em caso de queimaduras, não use esponja ou qualquer esfoliante na região afetada;
- dê preferência a sabonetes com ação hidratante, para não irritar a pele e nem deixá-la ressecada;
- aplique hidratantes com substâncias cicatrizantes como o Aloe Vera e a Camomila, que ajudam na reestruturação da pele;
- além da água gelada, sucos de frutas naturais e água de coco também combatem a desidratação causada pela exposição ao sol.

fonte:http://natelinha.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>