Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 24

$
0
0

Versão "bandida" de Sofia não estava prevista em "Totalmente", dizem atores

Com a descoberta da vida dupla de Sofia, muita coisa vai mudar no núcleo da família Bastille


Por Thiago Forato

Versão
Fotos: Divulgação/TV Globo
Na novela “Totalmente Demais”, exibida na faixa das sete da Globo, os telespectadores estão acompanhando, até um pouco surpresos, o comportamento dúbio de Sofia (Priscila Steinman).
 
Tida como um exemplo de garota para os pais, ela levava uma vida dupla. Uma, a que todos esperavam que levasse, sendo a menina dos olhos dos pais Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter), namorando o fotógrafo Rafael (Daniel Rocha), por quem nutria um “amor puro e verdadeiro”, segundo a intérprete da personagem Sofia. A outra vida, era ao lado de Jacaré (Sérgio Malheiros), com atos inconsequentes e irreconhecíveis. 
Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, os protagonistas desta história paralela em “Totalmente Demais” - Ju Trevisol, Daniel Rocha, Sérgio Malheiros e Viviane Pasmanter - falam sobre a preparação de elenco, as reviravoltas do folhetim e o quão impactante a mudança de rumo de Sofia pode afetar todo o núcleo da família Bastille. 
 
Previsto em sinopse?
 
Antes de começar a gravar a novela, a vida dupla de Sofia não estava prevista em sinopse, segundo os atores. No entanto, Sérgio Malheiros confessa que os autores Paulo Halm e Rosane Svartman já sabiam. “E eu já sabia também porque o diretor (Luiz Henrique Rios) já havia me confidenciado isso”, comentou.
Intérprete da assistente pessoal de Carolina (Juliana Paes), Ju Trevisol destaca a preparação de elenco feita com Beta Peres, assim como os outros atores. “Nos encontramos para fazer um trabalho de corpo, de entendimento, de texto também. Foi bem interessante e isso deu mais estofo emocional para que conseguíssemos de uma hora pra outra lidar com essa mudança na trama”, relembra. 
 
Embora toda essa mudança não estivesse prevista em sinopse, Daniel Rocha se preparou para os diferentes rumos que seu personagem poderia tomar. “Na minha sinopse estava previsto que eu faria simultaneamente um personagem que teria uma mudança de comportamento contundente. Então eu já sabia que teria um grande número de possibilidades para viver na trama. Mas tudo que está sendo revelado sobre a real personalidade de Sofia é surpreendente para todo o elenco”, disse.
Priscila Steinman explica a química com Sérgio Malheiros. Os dois protagonizam cenas com um teor mais alto de excitação em sua “segunda vida”. Isso acontece porque, na preparação do elenco, houve algo “curioso”, ela diz.
 
“Logo no início das preparações para a novela com o espanhol Eduardo Milewicz, ele propôs exercícios em duplas que eram escolhidas de duas maneiras: ou a junção de personagens que se relacionariam na novela; ou a união aleatória de dois atores. No primeiro modelo, trabalhei intensamente com o Daniel Rocha, meu par romântico já pré-estabelecido. E na segunda proposta, sem querer, trabalhei bastante com o Sergio Malheiros, sem nem fazermos ideia que viraríamos um casal na novela. Foi uma coincidência que favoreceu nosso processo porque ficamos com memórias sensoriais desde o início e utilizamos esses estímulos nas gravações. As cenas em si foram excitantes de serem gravadas. Desde a leitura até o momento de escutar o ‘ação’, senti adrenalina assim como o texto pedia”, relembra.
 
Do avesso
 
Ju Trevisol destaca que “essa descoberta da Sofia não estava na sinopse” e que “foi uma novidade pra todo mundo”. “Remexeu a história toda. Porque vimos um lado dela que fica um pouco mais egoísta, sem pensar, e ele realmente não sentiu que podia confiar na Lu”, diz ela.
 
Sua personagem será diretamente afetada com a descoberta que Sofia não era quem todos pensavam. Ela é apaixonada por Rafael, que agora pode abrir o coração para mais um novo amor.
 
Rastejando aos pés do fotógrafo, ela responde se teria o mesmo comportamento que a personagem na vida real: “Eu faria tudo por amor, mas acho que no caso da Lu ela faz de uma forma um pouco equivocada e imatura. E acho que ela vai acabar confundindo o amor com fissura. E tem que tomar esse cuidado. Isso não é saudável em nenhuma circunstância e nem se eles ficassem juntos. O que acho que vai acontecer com essa descoberta da Sofia é que é muito necessário que a Lu perceba que ela precisa ter algum cuidado nessa historia de não medir esforços por amor. Ela passa dos limites disso e acaba sendo egoísta. Ela ama tanto, quer tanto, que ela acaba passando por cima do bem estar dele, para tentar conseguir aquele grande amor que ela quer. Então eu acho que tudo isso é uma questão de equilíbrio. Vale a pena tudo por amor, desde que você não saia passando por cima de questões humanas que são, sem dúvida, os indícios de um amor verdadeiro. Ela passa desses limites e acho que é bom pra ela dar uma reorganizada e amadurecer também. Ela faz tudo com muita imaturidade emocional”, pondera. 
 
Para Daniel Rocha, a descoberta sobre Sofia será um segundo acidente em sua vida. “Na história de Rafael vai ter o mesmo impacto do acidente que ele sofreu, principalmente porque ele é vaidoso e muito seguro de si. Para pessoas assim, os erros de percepção que temos a toda hora como humanos são muito menos tolerados. Ele não lidará bem com a situação e os autores escrevem cenas fortes para mostrar isso”, pontua. 
 
Para Sérgio Malheiros, os acontecimentos de Sofia foram imprescindíveis para que a história fluísse: “As histórias chegaram onde chegaram, estão onde estão por causa desse acidente. Por causa da Sofia. Então eu acho que isso vai mexer completamente com todo mundo”. 
 
Existe uma razão? 

Bonita, rica, promessa da presidência da Bastille e projeto de um casamento harmonioso com o amor de sua vida. Tudo isso, e Sofia ainda encontrava motivos para “fugir” desse “conservadorismo”.
 
Para Vivianne Pasmanter, o motivo desse desvio é a carga de responsabilidade colocada sobre ela. “Eu acho que a Sofia fazia aquilo para romper com o rótulo e a responsabilidade de menina perfeita que os pais acabaram colocando nela. Necessidade de transgredir”, opina.
 
Além disso, comenta que o coração de Lili ficará “dilacerado” quando a verdade vier a tona. “O coração de mãe da Lili fica dilacerado. Acho que é natural da condição de mãe se culpar (na educação), e no caso da Sofia em que não da mais para ajudar a filha, deve ser ainda mais angustiante... Mas por outro lado, ter que enfrentar isso, acho que será transformador para a Lili”.
 
O envolvimento com Jacaré, que tentava levar uma vida direita, foi repentino, dentro de uma loja de roupas, quando o rapaz limpava o estabelecimento. A atração foi imediata, mas para Sérgio Malheiros os dois realmente eram apaixonados um pelo outro. “Eles se envolveram porque rolou uma atração física. A principio física deles dois, da Sofia e do Jacaré, e a medida que eles foram se conhecendo, tendo um caso, ele ficou completamente apaixonado por ela. E acredito que ela também tenha se apaixonado por ele, mas eram de mundos muito diferentes. Pra ela se envolver na vida dela, real, de Sofia, era muito difícil, então ela criou essa personagem, essa persona, que era a Nina, que é essa menina maluca que sai com o Jacaré para fazer essas loucuras”, explica.

ara Jacaré entrar nessa vida de bandidagem, Sofia deu apenas “o empurrãozinho que faltava” e antevê que agora, o objetivo de seu personagem é ser o “inimigo número 1 da família Bastille”, se vingando dela, já que Sofia (ou Nina, para ele) está morta. 
 
A intérprete
 
Priscila Steinman, em suas cenas, tem que explorar duas facetas muito bem definidas, e ela se sente presenteada pelos autores por conta disso. “Acho que todos nós temos diferentes personas que exploramos de acordo com as situações. Os autores me presentearam com a soturna Nina dentro da solar Sofia. Duas personas dentro de uma mesma essência que se revelam de acordo com as circunstâncias”, disse.
 
Ela concorda com Vivianne Pasmanter de que a carga de responsabilidade afetou seu comportamento fora da casa da família: “Acho que a Sofia sempre foi muito enquadrada na expectativa que os outros projetaram nela. Enaltecida com os adjetivos intactos. Até querer descobrir quem ela realmente era e para isso começou a experimentar outras vivências. Explodiu a pressão de ser perfeita através de imperfeições transgressoras. O Jacaré surge para cumprir tudo aquilo que ela nem ousa explorar com o Rafael”.

fonte:http://natelinha.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>