Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 12

$
0
0

O índice de virose aumenta durante as férias de verão, entenda

Por Taty Bruzzi
O índice de virose aumenta durante as férias de verão, entenda
Fotos:Divulgação
De uns tempos para cá muito se tem falado sobre virose. A maioria das pessoas já teve algum tipo de virose ou, então, um dia irá ter. O problema aumenta nesta época do ano devido às férias de verão, que levam um maior número de pessoas às praias.

Segundo profissionais, a virose pode surgir de repente. Ocorre com mais incidência nesta época do ano por causa de uma grande concentração de pessoas, em especial turistas vindos de diversos lugares, em regiões litorâneas.

Ainda, na opinião de especialistas, os surtos de viroses estão relacionados ao vírus e a transmissão pode ocorrer por dois motivos que seriam por via respiratória ou orofecal (ingestão de água, alimento ou contato com superfícies e objetos contaminados por fezes). Saiba mais!


A virose ainda é um desafio para a medicina
Entende-se por Virose qualquer doença causada por vírus, tipo de micro-organismo capaz de causar doenças tanto em seres humanos como, também, em animais e vegetais.

Dentre seus sintomas temos dores, vômitos, náuseas e diarreia, além da desidratação e da febre. Como esses vírus vivem sofrendo mutação torna-se difícil o desenvolvimento de remédios específicos, dificultando o tratamento da doença.

Os profissionais explicam que a virose é um dos desafios da medicina. Muitas delas são consideradas autolimitadas, desaparecendo espontaneamente e sem a necessidade de tratamento. Além disso, os antivirais disponíveis são pouco eficazes.

A boa notícia é que grande muitos quadros de virose são benignos, desaparecendo espontaneamente. No entanto, sempre há situações que exijam mais cuidados como, por exemplo, em casos extremos.

Além disso, deve-se dar atenção especial com idosos, crianças e pessoas com baixa resistência imunológica (imunossuprimidos). Às vezes, se faz necessária até a internação do paciente para tratamento sintomático.

Cuidados especiais
Para garantir dias agradáveis durante as férias e longe de doenças os cuidados são fundamentais. Uma das formas de prevenção contra alguns tipos de virose é através da vacinação, é o que alerta os especialistas.

Além disso, evitar o contágio tomando algumas medidas sanitárias e de higiene pessoal. Para isso, jamais se esquecer de lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e quando for remanejar algum alimento.

Atente-se também ao consumo da água e de alimentos enquanto estiver na praia. A água deve ser mineral e, na dúvida de sua procedência, prefira água com gás, que é mais difícil ser manipulada.
Compre alimentos em locais limpos. Se você for consumir frutas, leve-as de casa já devidamente lavadas. Em quiosques ou lanchonetes, dê preferência por alimentos feitos na hora.

Se não confia em produtos oferecidos por vendedores ambulantes, o melhor é levar de casa alimentos industrializados como, por exemplo, pacotes de biscoitos, deixando para fazer uma alimentação completa na hora do almoço.     

Se for passar uma temporada nessas regiões, verifique antes se a casa alugada ou hotel conta com uma estruturação sanitária de fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto adequado.
fonte:http://natelinha.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>