Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 19

$
0
0

Aroeira ajuda no tratamento de várias doenças

Por Taty Bruzzi
Aroeira ajuda no tratamento de várias doenças
Fotos:Divulgação
A natureza oferece praticamente tudo o que necessitamos para viver, basta saber como usufruir dos seus benefícios em segurança. Muitos sabem da existência de diversas plantas medicinais, favorecendo a saúde do nosso corpo.

Uma delas é a aroeira, que também atende pelo nome científico Schinus terebinthifolius Raddie, encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.


Conhecida também como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, a planta pode ser utilizada como remédio caseiro no tratamento de inúmeras doenças, inclusive DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

De acordo com especialistas, a aroeira é indicada no combate a febre, reumatismo, sífilis, úlceras, azia, gastrite, tosse, bronquite, íngua, diarreia, cistite, dor de dente, artrite, distensão dos tendões e infecções da região íntima, dentre outras.

Da planta pode-se fazer chá ou banhos. No entanto, é preciso saber qual aroeira utilizar. Pois existe uma forma mais agressiva, aroeira branca ou forte, que não é indicada para uso terapêutico.
 
Suas propriedades incluem ação adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológica, tornando a planta uma forte aliada à saúde. Saiba mais!

A aroeira e seus benefícios
 

As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, cistites, uretrites, diarreia, tosse e bronquite, além de problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral.
 
A planta tem ainda ação antisséptica no caso de fraturas e feridas expostas. Já seu óleo essencial tem ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias e fungos, além de vírus de plantas. Ele também funciona como repelente.

Outras indicações:
 
- é eficaz contra micoses, candidíases (uso local) e alguns tipos de câncer (carcinoma, sarcoma), além de ser antiviral e bactericida;
 
- possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele;

- o óleo essencial da aroeira brasileira costuma ser usado na composição de loções, gel ou sabonetes, indicado na limpeza de pele, contra coceiras, espinhas (acne), manchas ou para desinfetar ferimentos e combater micoses.
 
Princípios Ativo: óleo essencial: rico em mono e sesquiterpenos, taninos, resinas, alcaloides, flavonoides, saponinas esteroidais, esteroides, triterpenos, cis-sabinol, p-cimeno, limoneno, simiarinol, alfa e beta pineno, delta-caroteno, alfa e beta felandeno e terechutona.
 
Como utilizar a aroeira
Segundo profissionais, para fins terapêuticos são utilizadas as cascas no preparo de chás, enquanto que outras partes da planta servem para o preparo de banhos medicinais.
 
Para tratar problemas estomacais, por exemplo, faça um chá com 100 g do pó da casca de Aroeira em 1 litro de água fervente. Beba três colheres (sopa) ao dia. Já para tratar problema na pele são indicados banhos feitos com 20 g de casca de aroeira em 1 litro de água. Deixe ferver por 5 minutos, coe e banhe-se com a infusão ainda morna.

Atenção: na dúvida, procure sempre a opinião de um profissional antes de fazer uso de qualquer planta medicinal.
 
Efeitos colaterais e contra-indicação


- a aroeira é contra-indicada em pessoas com a pele muito sensível;

- o banho de casca de aroeira pode provocar reações alérgicas na pele e mucosas (efeitos colaterais). Então, o ideal é sempre fazer um teste (aplique um pouco no antebraço e se ficar vermelho ou coçando lave-o imediatamente com água corrente) antes do banho. Em caso de qualquer reação, suspenda imediatamente os banhos e busque a avaliação de um médico.
fonte:http://natelinha.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>