Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 11

$
0
0

Orçamento na hora de comprar o material do seu filho

Por Taty Bruzzi
Orçamento na hora de comprar o material do seu filho
Fotos:Divulgação
O carnaval acabou e com seu término foi dada a largada para o início do ano. Para quem tem filhos na escola, esta época é bem complicada. Afinal, além dos gastos com IPTU, IPVA, dívidas de Natal e o Carnaval, ainda há gastos com o material escolar.
 
Há anos, esse assunto assusta bastante os pais. Isso porque a lista imposta pelas escolas costuma ser imensa e os itens custam caro. Então, para fugir dos preços abusivos, evitando uma quebra no orçamento da casa, é preciso pesquisar e pechinchar.
      
Segundo especialistas, a melhor forma de não gastar dinheiro a toa é pesquisar por preços em diversas lojas antes de comprar na primeira papelaria que entrar. Para isso, é preciso tempo e disposição.
 
Assim, é possível comparar valores. Além disso, os pais não precisam comprar todo o material em um único estabelecimento. Pedir descontos, pechinchar e buscar promoções também são opções para não sair no prejuízo. Confira!


Como fazer    

Para profissionais, antes de sair em busca do material do seu filho dê uma olhada em casa para saber o que a criança tem guardado e que ainda pode ser utilizado, pelo menos nesse início de ano como lápis, borracha, apontador e cola, por exemplo.
 
O mesmo vale para a mochila, o estojo e o uniforme, caso esteja em bom estado de conservação. Assim, já dá para economizar o dinheiro de adquirir outras aquisições e que, provavelmente, subiram de preço do ano passado para cá.
 
Faça uma lista de papelarias e livrarias perto da sua casa, que costuma freqüentar ou que tem por hábito oferecer boas promoções e com a lista nas mãos comece a pesquisar por esses lugares.
 
Veja quais os tipos de descontos eles oferecem para pagamentos à vista e no dinheiro, com cheque ou cartão de crédito. Veja se não há também valores mais em conta para compras no atacado.
 
Se a resposta for positiva, veja com as outras mães se elas não concordam em fazer uma parceria com você. Ainda, provavelmente os valores ficam mais em conta para vocês.
   
Já em relação aos livros didáticos, uma boa alternativa é pergunta na própria escola a respeito dos títulos anteriores ou falar diretamente com os pais de alunos, oferecendo uma possível troca ou compra de segunda mão.

Atenção: De acordo com o PROCON, a escola não pode exigir marca de produtos de higiene ou de uso coletivo. Já em relação ao uniforme, a venda na própria instituição ou lojas conveniadas só pode ser exigida se a marca da escola estiver registrada.
   
Dicas:

- faça um planejamento baseado no valor gasto no ano anterior. Uma boa ideia é guardar um valor mensal durante todo o ano, para ser usado nesta época. É como se fosse uma poupança ou bolsa-estudo. Para especialistas, a iniciativa pode amenizar nas suas despesas. Se o orçamento não subir demais, de repente você consegue pagar tudo de uma só vez;
 
- se sua vida financeira estiver um pouco enrolada, você também pode conversar com a direção da escola. Veja quais os itens indispensáveis para esse início de ano letivo. Desta forma, busque adquirir o que é imprescindível, deixando o restante mais para frente, quando os preços tendem a cair um pouco;

- para profissionais, uma boa dica é criar um grupo de mães para comprarem em conjunto, no atacado. Assim, os valores saem ainda mais em conta e, às vezes, as lojas ainda aumentam o desconto para pagamentos à vista, por exemplo;

- de uns anos para cá, o consumidor descobriu vantagens nas compras online. No caso do material escolar, a ferramenta também pode ser bem favorável aos bolsos dos pais. Não custa dar uma pesquisada nas lojas online de grandes papelarias e livrarias. Os preços podem chegar até a metade do valor cobrado nas lojas físicas.

fonte;http://natelinha.uol.com.br

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>