Rhaisa Batista, de ‘Verdades secretas’, faz ensaio inspirado em ‘Uma linda mulher’, que completa 25 anos
O papel de destaque, à primeira vista, é ser bonita. O predicado levou Rhaisa Batista, de 25 anos, a passarelas do mundo e, na TV, deu forma à modelo e prostituta Mayra, de “Verdades secretas”. Neste ensaio, inspirado no filme “Uma linda mulher” — que completa, amanhã, a mesma idade da pernambucana —, ela supera o rótulo da beleza, certa de que tem muito mais a mostrar.
— É gratificante ser atriz. A profissão não foca apenas o que você é por fora. O que tira de dentro vale muito mais. Ser apenas uma “casca” me incomodava. Sempre pensei: “Poxa, não quero ser só um rosto bonito”. Beleza passa, tudo passa. Se a gente pode mais, por que não? — argumenta a modelo que estreou como atriz em “Louco por elas”, atuou em “Lado a lado” e “Malhação”.
O desfile de medidas perfeitas, aos poucos, deixou de ser ideal para a loura. A busca por um corpo “fashion” exige sacrifícios além da natureza humana.
— Você é legal hoje. Amanhã, se engordar um quilo, quase se torna menos legal por isso. O padrão é bem exigente. Você não trabalha, simples assim. Se Nova York, Paris e Milão não mudarem, o Brasil não muda nunca. Então, já vi muita coisa nesse sentido, umas que tomam remédio... Isso vai pirando a cabeça. Quando você não é tão novinha, deixa de crescer para cima e cresce para os lados, ganha forma de mulher. O mercado exige que uma modelo de 20 anos tenha o corpo de uma menina de 12. Se a pessoa não tem uma estrutura que colabore, sofre — diz a loura, de 1,78m, que sempre desafiou a balança: — Não sou magra de ruim (risos). Sempre tive que ralar para manter o peso. Hoje, tenho 57kg, emagreci quatro para a novela, estava mais corpulenta. Meu peso de moda, de Fashion Week, é 54kg.
Claro que tudo não se resume a perrengues. Rhaisa coleciona, além de fotos, campanhas e desfiles, boas lembranças do tempo em que se dedicou apenas à carreira de modelo. Filha de um oficial da Polícia Militar e uma professora, saiu de casa aos 15 anos para trabalhar em São Paulo, percorreu o mundo e vive há quase três anos no Rio.
— Sinto saudade de viajar, da falta de endereço, de tudo que conheci. A moda também me ajudou a conquistar um espaço como atriz. Saí de Pernambuco bichinho do mato e me deparei com um mundo inteiro, sem saber outra língua. Aprendi na marra a lidar com sim e não. Sou grata aos meus pais por terem permitido que eu trabalhasse cedo e se orgulharem de mim — comemora ela, que contou com a compreensão deles ao fazer cena de sexo com Alex (Rodrigo Lombardi): — Foi minha primeira gravação desse tipo. Não vou negar que me vinham interrogações à cabeça, “será que vou ficar à vontade?”, mas foi natural. Meus pais encararam de maneira profissional.
Na telinha, Mayra vende o corpo, assim como Vivian (Julia Roberts) no filme de Garry Marshall. Na novela das 11, a personagem é uma modelo que topa fazer o book rosa. Rhaisa faz questão de ressaltar que não teve contato algum com esse tipo de trabalho.
— Apesar de ter vindo da moda, não peguei essa vertente (book rosa). Soube por alto que existia quando comecei a modelar, mas nunca vi, ninguém nunca me fez proposta. Sempre lidei com profissionais sérios. Mas as questões de “Verdades secretas” tocam nos dramas das meninas em relação a inveja e solidão nesse meio de concorrência. As que não têm maturidade se jogam no mundo das drogas (como a Larissa, de Grazi Massafera).
Rhaisa mantém a cabeça no lugar, afirma que não se deixa influenciar nem pelo glamour da profissão. Chegou a este ensaio de cara limpa, vestindo jeans e camiseta. Entre uma troca e outra, citou uma das cenas de “Uma linda mulher”, a que assistiu três vezes.
— Lembro quando Julia Roberts entra numa loja malvestida e é rejeitada. Depois vai em outra e se transforma numa lady. A cena é atual. Hoje em dia, a roupa que você usa determina como será tratada, infelizmente. Gosto de estar bem, sou uma clássica básica. Se estiver na dúvida, vou de jeans e camiseta. É o que visto para trabalhar: — diz ela, prestes a exibir beleza e talento também na telona, ao lado de um parceiro da novela: — “S.O.S. mulheres ao mar 2” estreia em outubro. Sou a ex-noiva do personagem de Reynaldo Gianecchini. Vêm novas aventuras por aí (risos).
Produção: Rosane Amora
Beleza: Alline Rosa
Agradecimento: Casa Daros
fonte: http://extra.globo.com
INFO HOUSE
Av. Dom Pedro II, 103 fone 3271 1770