Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 20

$
0
0

Associação cria lista online com contatos de pintores profissionais de todo o país

Para fazer parte do cadastro da Abrafati, profissional precisa de três anos de atuação, teste e indicação.
Para fazer parte do cadastro da Abrafati, profissional precisa de três anos de atuação, teste e indicação. Foto: Divulgação / Abrafati

Priscila Belmonte

Contratar um pintor sempre gera uma certa insegurança. O receio de não ter referências do profissional e a dificuldade para saber o que é um bom preço acabam levando muitos moradores a dar apenas um jeitinho, em vez de mexerem na pintura da casa. O que muita gente não sabe é que existe, desde 2009, um Cadastro Nacional de Pintores de Imóveis disponível na internet, com mais de cinco mil profissionais listados em todo o país.
A vantagem é que, por meio do site www.pintorprofissional.org.br, é possível acessar telefone e e-mail do pintor mais próximo de casa e fazer um orçamento de forma simples. O cadastro foi criado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), que decidiu fazer uma pré-seleção destes trabalhadores e ajudar o consumidor a escolher na hora da reforma.
Para integrar a lista virtual, são exigidos do candidato, pelo menos, três anos de experiência na profissão. O pintor precisa também responder a um teste de conhecimentos da área (com base nas competências necessárias para atuar) e acertar, no mínimo, 70% das questões.
Para dar o mínimo de garantia a quem vai contratar, a Abrafati pede ao profissional que indique três serviços de pintura executados, informando os endereços e contatos dos clientes (os trabalhos seriam verificados por um representante da associação). É preciso apresentar também um atestado de antecedentes. Se aprovado, o profissional passa a integrar o time do site.
Apesar de a associação não fazer nenhum monitoramento dos serviços após a inclusão no cadastro, queixas de clientes podem levar a uma avaliação e possível exclusão do profissional. Até hoje, no entanto, não houve reclamações, segundo a entidade.
Busca por mão de obra qualificada
Diretora da Abrafati e coordenadora do programa que reúne os pintores, Telma Florêncio explica que a ideia do cadastro surgiu com o crescimento na área de construção civil e a consequente falta de mão de obra qualificada.
— O consumidor compra o produto (a tinta) e deseja uma parede bem pintada. Não adianta um produto de qualidade sem um profissional qualificado. Por isso, resolvemos apostar no cadastro — explica.
Segundo Telma, atualmente, a tinta não é só vista como embelezamento, mas também como item que faz parte da decoração.
— O consumidor evitava o serviço de pintura por falta de profissional especializado. No cadastro, só entra quem atua há, pelo menos, três anos no mercado.
A diretora explica que o pintor recebe um manual, que o ajuda a atualizar seus conhecimentos sobre a técnica. Outro procedimento que pode garantir a qualificação é o teste a que o profissional é submetido.
— Sem falar que fica mais fácil de o cliente comparar o preço da mão de obra, já que pode pedir a vários profissionais qualificados os preços dos serviços — afirma.
O cadastro pela internet serve, ainda, na hora de os lojistas indicarem pintores, diz Telma. A lista passa mais segurança na indicação, porque existe uma peneira. Ela afirma que a Abrafati tem a preocupação de orientar quanto à excelência no atendimento e à responsabilidade com o meio ambiente, no descarte de materiais que sobram.
Fique por dentro
Curso - O curso de formação profissional em Pintura Imobiliária, que começou a ser oferecido este ano, em São Paulo, deve ser expandido, em breve, a outras regiões. Profissionais formados no curso também são incluídos no cadastro.
Temas - Os principais temas abordados na especialização, que tem aulas teóricas e práticas, são: atendimento ao cliente; elaboração de plano de trabalho; cronograma e orçamento; técnicas de pintura; produtos e ferramentas; cálculo das quantidades de tinta e dos materiais; preparação da superfície a ser pintada; descarte de resíduos e resolução de problemas.
Onde achar - Para encontrar um pintor, acesse o site www.pintorprofissional.org.br. Clique em “Busca Pintor”. Cadastre-se, informando seus dados. Selecione estado, cidade e bairro, ou apenas insira o CEP do imóvel que deseja pintar, para encontrar os pintores que atuam em sua região.
Como se cadastrar - O regulamento e o formulário de inscrição, para os profissionais, estão disponíveis na página virtual.


fonte: http://extra.globo.com



Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110