Saiba como manter o sabor e a qualidade da marmita
Por Taty Bruzzi
A maioria das pessoas já percebeu que levar sua própria comida para o trabalho é saudável e econômico. Por outro lado, há quem prefira comer na rua porque nem sempre o alimento da marmita fica saboroso ou, às vezes, estraga com frequência.
Segundo especialistas, dependendo da forma de preparo e da conservação dos alimentos, o sabor, a textura e a qualidade podem comprometer a comida, tornado-a imprópria para o consumo. Confira as dicas!
Geladeira
Após seu preparo, o alimento deve permanecer na geladeira por no máximo dois dias. Passado esse período, o sabor, a qualidade e a textura já estão prejudicados. Então, caso não vá consumi-los neste prazo, é preferível congelá-lo ou preparar aos poucos e somente na quantidade exata.
Congelamento
Legumes cozidos não devem ser congelados. O correto é prepará-los no dia anterior ao consumo ou no máximo dois dias antes.
Frituras
Frituras e empanados devem ser evitados, pois mesmo que eles sejam preparados no mesmo dia, passado algumas horas você terá que aquecer o alimento no micro-ondas, deixando-o murcho.
Separe os alimentos
Ao levar sua comida para o trabalho, o mais apropriado é separar os alimentos por compartimentos. Por exemplo: usar um recipiente para o feijão, outro para o arroz, um terceiro para o acompanhamento. Assim, evita que se misturem com a locomoção, deixado sua marmita com aparência feia.
Se isso não for possível, pelo menos separe os alimentos quentes dos frios. É possível encontrar à venda potes com tampa e divisórias, ideais para esta função. Você também pode comprar uma marmita que já venha com um recipiente exclusivo para as saladas.
Alimentos bem cortados
Há quem prefira comer diretamente no potinho ou marmita. Neste caso, corte em pedaços pequenos a carne ou o frango antes de cozinhá-los. Isso irá facilitar na hora da refeição, não se fazendo necessário o uso de faca para cortar os alimentos.
Temperos e molhos
Leve o molho para a salada separadamente e tempere-a na hora de se servir, pois se já levar a salada temperada, quando for almoçar ela já estará murcha ou ressecada. Já se o prato for uma massa com molho de tomate, prefira os recipientes de vidros temperado, que podem ser aquecidos no micro-ondas, para evitar manchas no potinho de plástico.
Micro-ondas
Para levar ao micro-ondas, os potes de vidro temperado são os mais indicados. Se sua marmita for de plástico, coloque a comida em um prato e depois aqueça no forno. O plástico contém substâncias nocivas que quando aquecidas prejudicam a saúde.
Transporte
O ideal é transportar a marmita em bolsa térmica, para manter a temperatura adequada no percurso até o trabalho. Chegando lá, coloque na geladeira.
Posicionamento
Ao organizar sua bolsa, coloque os potinhos de pé, dentro da bolsa térmica, para evitar que derrame. Se preferir, coloque também dentro de uma bolsinha plástica ou um pano e amarre bem.
fonte:http://natelinha.ne10.uol.com.br