'Além do tempo': Lívia implora a Felipe para não contar mentira a Condessa
Em “Além do tempo”, Lívia (Alinne Moraes) implora para Felipe (Rafael Cardoso) não contar a Vitória (Irene Ravache) que ela mentiu para se ausentar do trabalho para não perder o emprego. "Não tem ideia de quanto desprezo os que são capazes de mentir, de enganar.... De trair, Lívia! Não podia imaginar... Você!... Eu via em seus olhos uma franqueza... Uma certa inocência... Que não existia! Não foi essa a desculpa que deu para se ausentar do casarão? Que a pobre freira que a criou estava moribunda?! Só não esperava que eu fosse ao convento justamente esta manhã, não é? Aliás... fui logo bem cedo para saber notícias... Cheguei a me preocupar com você, velando uma pessoa tão querida! A freira que lhe criou!", diz ele, irritado.
Lívia pede que ele fale baixo para ninguém ouvir e Felipe avisa que isso não fará nenhuma diferença porque ele mesmo vai contar a verdade para Vitória. Lívia fica nervosa e implora que ele não fale nada porque precisa ficar naquela casa. "Precisa ficar nesta casa?! Por que?! Para ficar junto do seu noivo? Não bastou a noite que passaram juntos?!", pergunta ele sobre Pedro (Emílio Dantas). Ela fala que não passou a noite com Pedro e que eles não são noivos. Felipe reage: "Não me diga! Mais uma mentira, então...". Ela corrige, atarantada: "Não, não...! Eu quis dizer... oficialmente noivos. Claro que entre nós....".
Felipe não a deixa nem continuar e a corta: "Chega, Lívia!! Não precisa explicar nada para mim. Não somos nada um para o outro, não é? Nem somos amigos... Não sou seu patrão... Sua sorte está nas mãos da condessa Vitória". "Conde, por favor! Em nome de... Do que tivemos, ou quase tivemos um dia... Ou por compaixão, misericórdia... Não conte nada sobre isso para ninguém, muito menos para a condessa!". Ele debocha dela: "Patético ver alguém se humilhando dessa forma... Valeu a pena... Por algumas horas de intimidade com seu ... quase noivo?".
Ela, então, se irrita e cresce para cima dele: "O senhor diz que não quer explicações. Com certeza nunca fez nada de errado, nunca se arrependeu de nada, nunca cometeu uma injustiça, nem foi obrigado a agir contra seus princípios, não é, conde?! Sorte sua, porque a maioria das pessoas comete erros alguma vez na vida!". Felipe não gosta e continua debochando: "Ah, agora quer me dar uma lição de moral. Atire a primeira pedra, etc, etc... É isso, Lívia? Guarda essa defesa insipiente para impressionar a condessa. Fez de tolos não só a ela, a Zilda (Nívea Maria), a mim e a todos que lamentaram o que você estava passando!".
A ex-noviça fala que não teve outra saíde e que mentiu pelo mais justo dos motivos porque não podia dizer a verdade. "É o que define um mentiroso, não dizer a verdade. Com licença, preciso ver a condessa", responde ele, irônico. Instintiva, Lívia lhe toca o braço e implora de novo: "Juro por tudo que há de sagrado que um dia o senhor vai entender... Que vou poder explicar... Por favor... Olha para mim e vê se não restou alguma coisa da Lívia que o senhor disse uma vez que amava tanto... É essa Lívia que lhe pede... Silêncio".
Siga-me no Twitter: @carla_bit
Siga-me no Twitter: @carla_bit
fonte: http://extra.globo.com