A beterraba combate doenças e melhora o desempenho dos atletas
Por Taty Bruzzi
Foto:divulgação
Rica em fibras e carboidratos, a beterraba é uma raiz com sabor adocicado. Fonte de ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, contém também antioxidantes importantes como o carotenoides e o licopeno.
Alguns estudos apontam que o pigmento roxo-avermelhado da beterraba é derivado da betacianina, um poderoso agente de combate ao câncer. Em especial, o de cólon de útero.
Além disso, os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina, aumentando a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. Possui ainda um fitonutriente conhecido como proantocianidinas que é anticancerígeno.
Alguns estudos apontam que o pigmento roxo-avermelhado da beterraba é derivado da betacianina, um poderoso agente de combate ao câncer. Em especial, o de cólon de útero.
Além disso, os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina, aumentando a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. Possui ainda um fitonutriente conhecido como proantocianidinas que é anticancerígeno.
Consumo da beterraba traz muitos benefícios à saúde
As beterrabas são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9. Esta última, conhecida também como ácido fólico, é muito importante para as gestantes, pois favorecem o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança.
De acordo com especialistas, o suco da beterraba é muito alcalino. Isso o torna eficaz no tratamento da acidose. Então, consumir regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação.
A raiz também é rica em fitoesteróis, que são substâncias vegetais não produzidas pelo organismo humano. Já a fibra da beterraba vermelha promove a redução do colesterol entre 30 e 40%.
Se não bastasse tudo isso, o alimento ainda possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um tipo de um gás conhecido como óxido nítrico. Sua função é dilatar os vasos sanguíneos e as artérias, reduzindo a pressão arterial.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade Rainha Mary, em Londres, e publicado no jornal Hypertension da American Heart Association, foi constatado que consumir diariamente um copo de 250 ml de suco de beterraba diminui em 7% a pressão arterial.
O açúcar presente no alimento não é nocivo à saúde
Algumas pessoas temem consumir a beterraba devido ao açúcar presente. Os profissionais explicam que após o seu preparo, o açúcar presente no alimento se torna quimicamente idêntico ao da cana, sendo 100% sucrose (sacarose).
Então, um paciente com problemas de diabetes que encontra-se com a glicose controlada pode consumir o equivalente a 1 pires de chá por refeição de beterraba crua ou cozida (salada).
O consumo da beterraba
Ainda segundo estudos da universidade londrina, consumir diariamente uma beterraba pequena ou um copo do seu suco é o suficiente para usufruir de todos os benefícios do alimento. Entretanto, consumido com a casca o alimento conserva ainda mais seus nutrientes.
Por outro lado, deve-se saber escolher qual a beterraba adequada. Os especialistas aconselham optar pelo tamanho pequeno ou médio, pois estas seriam mais macias e saborosas.
Além disso, observar se a casca está lisa e sem manchas ou rachaduras. Já se tiverem folhas, elas devem ser de cores homogêneas e brilhantes. Estas são as mais recomendadas devido ao alto teor de nutrientes.
Já as beterrabas cruas têm uma substancia importante chamada betaína. De acordo com estudos, ela diminui substâncias inflamatórias no nosso corpo, auxiliando na redução de diversas doenças e do envelhecimento.
Dicas: a beterraba é ideal para ser consumida nas saladas, nos sucos, omeletes ou cozida no feijão.
A beterraba é indicada para atletas
De acordo com estudo realizado pela University of Exeter, do reino Unido, o suco de beterraba aumenta a resistência física e permite bom desempenho dos atletas em provas de resistência como corrida e ciclismo, aumentando o seu tempo em 16%.
A bebida contém alto teor de nitrito, que é transformada em nitrato (nitração). Esta substância se transforma em óxido nítrico (NO2), que é responsável por fazer um relaxamento da musculatura da parede dos vasos sanguíneos.
O resultado é a vasodilatação e o aumento do fluxo de sangue, diminuindo a pressão arterial e aumentando a absorção de nutrientes nos músculos do corpo. Além disso, aumenta-se também a massa magra.
Assim como a força devido a velocidade da contração da fibra muscular. O processo também favorece a recuperação muscular logo após o exercício, aumentando ainda mais a resistência física do atleta.
Como fazer
Em um pré-treino, a dica é dar preferência ao consumo do suco, feito com uma beterraba pequena ou média, até 60 minutos antes da atividade. esse tempo é considerado suficiente para aumentar a perfusão sanguínea.
Há também o suco rosa, feito através de uma combinação da laranja com a beterraba crua. Segundo artigo publicado no Journal of Applied Physiology, essa mistura melhora em até 10% o desempenho físico. Além disso, ajuda na recuperação muscular.
Para especialistas, no caso deste suco rosa a beterraba é excelente fonte de óxido nítrico, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a absorção de micronutrientes no organismo. Já a laranja, além de ser rica em vitamina C, tem a função de combater os radicais livres gerados durante os exercícios físicos.
fonte:http://natelinha.ne10.uol.com.br