Jardim sem segredos: aprenda a cuidar da orquídea cascata branca
A orquídea cascata branca — que tem o nome científico de orquídea Phalaenopsis — pode deixar qualquer ambiente mais charmoso. A flor se desenvolve melhor em locais bem iluminados e ventilados, mas é preciso ter cuidado: nada de deixá-la exposta diretamente ao sol, pois as pétalas e as folhas são sensíveis e podem ficar queimadas após algumas horas. Na loja Chico Flores, no Cadeg (na Rua Capitão Félix 110), o vaso custa R$ 69. Uma opção para deixar a orquídea é deixá-la presa em uma árvore, sob a sombra da copa.
Sempre regue a planta com a água em temperatura ambiente, pois o líquido gelado pode causar um choque térmico que atrapalha o desenvolvimento da espécie. Não molhe as pétalas, que podem ficar manchadas.
Os adubos orgânicos devem ser usados na orquídea uma ou duas vezes por mês. A adubação deve ser feita apenas quando a planta estiver sem floração e com as raízes bem adaptadas ao vaso.
Para saber se está na hora de regar, o ideal é conferir com o dedo se há umidade no substrato. Se a terra estiver seca, regue. Se a orquídea ficar presa na árvore, não esqueça de suspender a rega apenas em dias de chuva.
fonte: http://extra.globo.com