Aprenda a organizar bijuterias, joias e relógios
Os acessórios são capazes de transformar qualquer look em uma superprodução. O problema é conseguir organizar tantos brincos, cordões, relógios, anéis...
A primeira dica é clara: separe todas as bijuterias por categoria e depois por acabamento. Por fim, faça uma seleção de acordo com o tamanho da peça. É o que aconselha Juliana Faria, personal organizer da YRU Organizer.
Por exemplo, ao arrumar os brincos, separe as peças de prata dos acessórios dourados. Em seguida, selecione por tamanho: divida entre pequenos, médios e grandes.
—Proceda da mesma forma com os colares, anéis e pulseiras — diz Juliana.
Os relógios serão selecionados entre esportivos ou sociais. Depois, de acordo com as cores e tipos de pulseira. O ideal é guardá-los nas suas próprias caixas. Alguns cuidados evitam que as peças se desgastem.
— Guarde as joias, se possível, uma a uma. Não coloque todas juntas. Guarde-as em saquinhos de pano, caixas ou organizadores forrados em tecido para não riscar — explica Juliana.
Tire as suas dúvidas
Por que algumas bijuterias e peças de prata ficam com aspecto feio e escurecido em menor tempo do que outras, sendo que são aparentemente da mesma qualidade?
A oxidação, caracterizada pelo escurecimento da joia, é um processo comum que afeta apenas uma camada externa da peça e não prejudica sua qualidade. Pode ocorrer devido a uma reação com o organismo, pelo contato com o suor. Cosméticos e perfumes também podem escurecer a prata. É comum ocorrer a oxidação da prata quando ela entra em contato com água sanitária, antissépticos, cola branca e água oxigenada cremosa, por exemplo.
Como fazer a limpeza das bijuterias e das joias?
Por uma questão de segurança, prefira utilizar produtos específicos, como limpa prata e limpa ouro e folheado, em vez de fórmulas caseiras. A limpeza deve ser feita com uma flanela macia específica para essa finalidade.
Há alguma dica para conservar os acessórios?
As joias devem ficar longe de produtos químicos para não sofrerem alterações. Por isso, as pessoas devem retirar os anéis quando forem fazer algum trabalho manual, evitando quebra das pedras e arranhões. Outra dica é, quando utilizar perfumes e cosméticos, espere alguns minutos antes de colocar as joias. Também para aumentar a durabilidade de bijuterias e semijoias, evite lavar louça, tomar banho de piscina ou de mar com elas.
É verdade que o giz evita que as peças fiquem escuras?
A umidade aumenta a velocidade do escurecimento dos acessórios. Como o giz absorve a umidade, é possível utilizá-lo para evitar esse problema. Não é necessário exagerar. Basta colocar um pedacinho de giz na caixa ou no porta-joias.
fonte: http://extra.globo.com
Douglas Calçados e Confecções