Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 3

$
0
0



Patchwork volta à moda e vira peça de arte nas mãos de artesãos

Em uma cama de cor básica, a cabeceira colorida anima ambiente
Em uma cama de cor básica, a cabeceira colorida anima ambiente Foto: divulgação

Ana Carolina Diniz

Sabe aquele paninho com pedacinhos de tecidos costurados? Ou aquela colcha colorida da casa da vovó? Estão mais na moda do que nunca! O patchwork, técnica com retalhos, invadiu a decoração e agora está em sofás, quadros, tapetes, paltronas, além das tradicionais almofadas.
A blogueira Irana Souza, do blog Casinha Arrumada, é fã da ambientes com retalhos. Ela lembra que, desde o final do ano passado, peças de patchwork vêm causando alvoroço nas passarelas de moda, depois que o estilo foi visto nos desfiles de outono/inverno 2015 de várias marcas conceituadas.
— E é claro que isso vai acabar influenciando e muito a decoração também! Além disso, “reciclar” está na moda. Acho que as pessoas estão cada vez mais conscientes de sua responsabilidade para com o planeta.
Para a designer de interiores Magda Curi, o mais legal do patchwork é brincar com as estampas, criando mensagens de acordo com a palheta de cores.
— Esta combinação varia de acordo com o padrão de cada cômodo ou móvel e o conceito que o dono da casa quer passar.

A poltrona destaca o cantinho
A poltrona destaca o cantinho Foto: Rogerio Resende

O cuidado redobrado neste tipo de decoração é para a casa não virar um desfile de escola de samba. Irana aconselha apostar no conjunto de retalhos como peça de destaque em um ambiente mais sóbrio.
— Uma colcha de patchwork em um quarto com paredes e móveis com cores neutras, suaves, pode resultar em um ambiente lindo. Na sala de estar, uma poltrona de patchwork pode criar uma combinação perfeita com aquele sofá cinza ou bege. Ou seja, a dica é saber dosar as composições, para que o resultado seja um ambiente único, atrativo e convidativo — explica a blogueira.
Para a arquiteta Flavia Utchitel, o patchwork ganhou força por que as pessoas estão buscando uma decoração diferente e mais personalizada, no estilo “faça você mesmo”.
— O produto feito à mão está valorizado por dar a cara do cliente ao ambiente.
Para quem gosta da técnica ou quer mais inspiração, em março, acontecerá a 16ª Edição da Patchwork Design, uma feira especializada no setor têxtil e a exposição internacional de arte têxtil, a “Contemporâneo”.
— Já temos uma indústria nacional só voltada para este mercado, que atende os artesões. Mas ainda temos muito que crescer. Para quem faz, a exposição é uma inspiração. Queremos valorizar o produto no mercado tanto profissional quanto artístico — afirma Zeca Medeiros, curador da exposição.
O evento será entre os dias 31 de março e 2 de abril no Clube Monte Líbano (Rua Borges de Medeiros 701, Lagoa). A organização do evento espera nove mil visitantes. Quem quiser ser expositor na feira, pode se informar pelo telefone: 2256-8580.


fonte: http://extra.globo.com


GUGA'S ORIENTAL GOURMET

Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>