'Além do tempo': Dorotéia tenta arrancar de Zilda informações sobre Bernardo
Em “Além do tempo”, Dorotéia (Julia Lemmertz) e Zilda (Nívea Maria) se mostram indignadas com o espaço que a Condessa (Irene Ravache) está dando para Lívia (Alinne Moraes). "Você tem razão! A criadinha está pensando que é gente!", fala a mãe de Melissa (Paolla Oliveira). "O pior é que a condessa acredita! E dá corda para ela", concorda Zilda. Dorotéia reclama do tom de Lívia: "Eu, sogra do conde Felipe Castellini! A Lívia simplesmente me expulsou do quarto! E a condessa permitiu!".
Zilda, então, se mostra magoada: "E comigo, então?... A vida inteira servindo à Condessa... Tratada como um capacho velho! E agora essa menina... Chegou ontem e já quer tomar o meu lugar?! Ah, não! Não me conformo!". Dorotéia dá corda para a empregada: "Tem razão!... Tão fiel à Condessa todos esses anos! Chega a ser comovente o carinho que tem por ela... Uma pérola como você... Honesta, competente... Deveria ser reconhecida!Considerada!... Tratada a pão de ló! Posso imaginar como se sente. É muita ingratidão".
Zilda fala que dedicou sua vida à família e Dorotéia, intencional, fala de Bernardo (Felipe Camargo). "Imagino que também ajudou a criar o filho de Vitória. Coitado, que Deus o tenha! E eu que tinha a intenção de fazer uma homenagem! Achei que a Condessa ia ficar agradecida... Qual nada! Ela proibiu e ainda me humilhou diante da criada!". Zilda entra na dela: "Desista, senhora... A Ccondessa não liga para agrados... Ela não gosta de ninguém, só do filho. Ele sim, é a única pessoa que faz o coração da condessa se abrandar!".
Sonsa, Dorotéia diz que Zilda fala como se Bernardo estivesse vivo. "Cheguei a ficar arrepiada, Zilda!", fala a megera. Zilda cai em si e disfarça: "É só modo de falar... Hábito... É que a condessa sempre fala nele como se ainda estivesse vivo". "Não aceitou ainda a morte do Bernardo, coitada", diz a mãe de Melissa. "É verdade!... Aliás, a Condessa não aceita nem que se toque no nome do filho, a senhora sabe, dona Dorotéia. Com licença, preciso ficar de olho na criadagem.. O gato sai, os ratos sobem na mesa!", diz Zilda, que termina o papo e sai. "Tem um mistério na morte desse Bernardo... Ah, se tem!", fala Dorotéia para si mesma, com uma pulga atrás da orelha.
Siga-me no Twitter: @carla_bit
fonte: http://extra.globo.com