Quantcast
Channel: Edmilson Gomes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110

Article 20

$
0
0


‘Babilônia’ chega ao fim sexta-feira, após enfrentar rejeição e apresentar tramas sem fôlego para conquistar os telespectadores

Os embates entre Beatriz ( Glória Pires ) e Inês (Adriana Esteves) aconteceram durante toda a novela.
Os embates entre Beatriz ( Glória Pires ) e Inês (Adriana Esteves) aconteceram durante toda a novela. Foto: Alex Carvalho / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação

Paulo Víctor Mafrans

Em pouco mais de cinco meses no ar, “Babilônia”, que chega ao fim nesta sexta-feira, foi provocativa e polêmica. Os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga mostraram que estavam dispostos a trabalhar temas instigantes já no primeiro capítulo da novela, com o beijo gay entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg). Não foi o bastante! Houve rejeição de parte do público, e grupos conservadores chegaram a fazer campanha contra a novela. Apesar do elenco repleto de medalhões, a audiência não decolou de acordo com as expectativas do horário — na reta final, o máximo alcançado no Rio de Janeiro foi 37 pontos —, e o folhetim sofreu com inúmeras alterações. Mesmo assim, para Linhares o trabalho foi um sucesso.


Inês e Beatriz viviam como gato e rato.
Inês e Beatriz viviam como gato e rato. Foto: Alex Carvalho / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação

— Babilônia é, atualmente, a maior audiência da TV brasileira e o programa mais comentado e de maior repercussão. É puro entretenimento, não é para levar a sério demais. O que vale é a diversão — pondera o coautor, que resume: — A novela é a queda de Beatriz (Gloria Pires), a vitória de Inês (Adriana Esteves) e a ascensão de Regina (Camila Pitanga).


Gloria Pires de um show com interpretando a vilã Beatriz.
Gloria Pires de um show com interpretando a vilã Beatriz. Foto: Alex Carvalho / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação

Intérprete de um dos pilares do enredo, Gloria avalia a novela de maneira positiva, apesar dos percalços pelo caminho:
— Beatriz une coisas difíceis de estarem juntas. No início, houve uma expectativa sobre o que ela seria, mas os autores resolveram todos os problemas. Ela entra na galeria de personagens emblemáticas de minha carreira.
Tão inescrupuloso quanto a ex-poderosa da Souza Rangel, Aderbal Pimenta, o corrupto prefeito de Jatobá vivido por Marcos Palmeira, usou seu poder de sedução populista para fazer barbaridades sem sofrer punições. Talvez por representar um tipo reconhecido nos noticiários, conquistou a simpatia do público, que costuma rir de suas próprias desgraças.
— A família Pimenta aborda assuntos atuais. Eu sabia que, de certa forma, chamaria atenção — afirma Palmeira.


Sérgio (Claudio Lins) e Ivan (Marcello Melo Jr.) formaram o casal gay que deu certo na trama de Gilberto Braga.
Sérgio (Claudio Lins) e Ivan (Marcello Melo Jr.) formaram o casal gay que deu certo na trama de Gilberto Braga. Foto: Inácio Moraes / Inácio Moraes/Gshow/Divulgação

Entre as frustrações, Ivan (Marcello Melo Jr.) e Carlos Alberto (Marcos Pasquim) formariam um casal gay. Mas a rejeição do público feminino por ver o galã na pele de um homossexual mudou os rumos. Pasquim virou um mocinho comum. Para Marcello, sobrou um novo par, Sérgio (Cláudio Lins), e o drama do final, que o deixou paraplégico, rendeu ao ator cenas comoventes.


Ivan (Marcello Melo Jr) ficou paraplégico depois de ser atropelado por um carro.
Ivan (Marcello Melo Jr) ficou paraplégico depois de ser atropelado por um carro. Foto: GShow

— O público ficou tão chocado com o acidente que o que fica é a sensação de um trabalho bem construído e aceito — diz Marcello.
ALTOS
Mais uma vez, Gloria Pires deu show na pele de Beatriz. Diva!


Beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, logo no primeiro capítulo, causou polêmica.
Beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, logo no primeiro capítulo, causou polêmica. Foto: reprodução da internet / Reprodução da Internet

Apesar da polêmica que o sucedeu, o beijo entre Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro), logo no primeiro capítulo, foi uma quebra de tabu.


Consuelo ( Arlete Salles ), Aderbal ( Marcos Palmeira), Maria José ( Laila Garin ), Consuelo e Laís ( Luisa Arraes ).
Consuelo ( Arlete Salles ), Aderbal ( Marcos Palmeira), Maria José ( Laila Garin ), Consuelo e Laís ( Luisa Arraes ). Foto: Alex Carvalho / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação

O núcleo de Jatobá caiu no gosto popular. A dobradinha entre Marcos Palmeira e Arlete Salles (Consuelo) foi um acerto.


Casal carismático: Norberto e Valeska.
Casal carismático: Norberto e Valeska. Foto: Paulo Belote / Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação

Os casais Norberto (Marcos Veras) e Valeska (Juliana Alvez) e Laís (Luisa Arraes) e Rafael (Chay Suede) cativaram o público.


Inês ( Adriana Esteves ) surpreende com novo visual em sua primeira reunião na Souza Rangel.
Inês ( Adriana Esteves ) surpreende com novo visual em sua primeira reunião na Souza Rangel. Foto: Ellen Soares / Ellen Soares/Rede Globo/Divulgação

Com trejeitos marcantes de Carminha, de “Avenida Brasil”, no início, Adriana Esteves conseguiu se reiventar e fazer de Inês uma vilã com perfil próprio.
BAIXOS
A disputa entre Beatriz e Inês, que um dia foram amigas, virou uma brincadeira de gato e rato e se tornou repetitiva ao longo da novela.


Pasquim virou mocinho chato, e Regina uma mocinha que não cativou.
Pasquim virou mocinho chato, e Regina uma mocinha que não cativou. Foto: Ellen Soares / Ellen Soares/Rede Globo/Divulgação

Regina, inicialmente uma mocinha histérica, não emplacou e sofreu uma transformação visual careta na reta final. Par romântico do advodago Vinícius (Thiago Fragoso), não cativou o público com sua história de amor. Ela chegou a namorar Carlos Alberto (Marcos Pasquim)


Werner Schunemann, como Osvaldo, entrou na novela na reta final e ficou sem função na trama.
Werner Schunemann, como Osvaldo, entrou na novela na reta final e ficou sem função na trama. Foto: Pedro Curi

Werner Schünemann, que surgiu como todo-poderoso do morro, fez figuração de luxo na novela.


Murilo era praticamente a cópia do Edu, de “Dupla identidade”.
Murilo era praticamente a cópia do Edu, de “Dupla identidade”. Foto: Raphael Dias / Raphael Dias / GShow

Bruno Gagliasso mais parecia o Edu de “Dupla identidade”, seu personagem anterior na TV. Na novela, ele se revelou um psicopata ávido por dinheiro.


A participação de Daisy Lúcidi foi resumida a pouquíssimos capítulos.
A participação de Daisy Lúcidi foi resumida a pouquíssimos capítulos. Foto: Gshow

O sumiço de Daisy Lúcidi da da história foi uma lástima e não teve explicação.


Casal sem sal: Alice e Evandro não convenceram.
Casal sem sal: Alice e Evandro não convenceram. Foto: Alex Carvalho / Alex Carvalho/rede Globo/Divulgação

Faltou química ao casal Evandro (Cássio Gabus Mendes) e Alice (Sophie Charlotte).


na delegacia do Leme, pouco mais de 18 personagens passaram pelo local do início ao fim da novela.
na delegacia do Leme, pouco mais de 18 personagens passaram pelo local do início ao fim da novela. Foto: Estevam Avellar / Estevam Avellar/Rede Globo/Divulgação

Em dado momento, a novela parecia um seriado sobre a delegacia do Leme, comandada pela delegada Vera (Maira Charken), dada a quantidade de gente e histórias que passavam por lá.


Karen, de Maria Clara Gueiro, era casada com Luís Fernando, vivido por Gabriel Braga Nunes.
Karen, de Maria Clara Gueiro, era casada com Luís Fernando, vivido por Gabriel Braga Nunes. Foto: MARCELO SOALHEIRO / Marcelo Soalheiro/ByteBeach

Maria Clara Gueiros é engraçada, mas precisa mostrar que pode ir além do que fazia no “Zorra total’’. Sua Karen era estridente demais e não cativou.


fonte: http://extra.globo.com



Viewing all articles
Browse latest Browse all 76110


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>