Fã de moda, Klara Castanho se inspira em looks de Marina Ruy Barbosa, mas não se considera it-girl: ‘Acho engraçado’
A maneira como as pessoas olham para ela é outra. Novos ângulos foram descobertos, uma forma distinta de se relacionar e interagir foi criada. A Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio, cenário deste ensaio de moda, experimenta, com sua revitalização, uma mudança bem parecida com a que Klara Castanho percebe em sua vida.
Com 15 anos completados no dia 6 de outubro, a paulista de Santo André nota uma grande transformação na aproximação dos fãs.
— Agora, parece que tem um bloqueio maior para as pessoas chegarem em mim. Antes, quando eu era criancinha, chegavam, olhavam, brincavam e iam embora. Hoje, não. Existe um peso maior por parte delas. Devem pensar: “Ah, ela já é uma moça...” — conta em tom jocoso a atriz, que estreou nas novelas aos 8 anos como a Dora de “Viver a vida”, em 2009.
Esse ar brincalhão, aliás, faz parte da personalidade de Klara. Ao falar sobre o título de it-girl atribuído a ela nas redes sociais, dá boas gargalhadas:
— Acho engraçado, porque me inspiro nessas garotas que criam tendências. Ganhei essa fama meio por tabela. Não foi algo planejado, veio por inspiração. Então o mérito é todo delas, agradeço a todas as blogueiras brasileiras e internacionais. Esse título é para vocês! (risos)
Apesar de não se considerar uma “fashionista profissional”, a Alice de “Além do tempo” admite que moda é uma de suas grandes paixões.
— Sigo vários blogs, adoro pesquisar referências e sempre vou atrás de algo novo. Adoro Camila Coelho (maquiadora e blogueira brasileira). Olho sempre o perfil dela no Instagram. Outra pessoa que me deixa louca de paixão por suas roupas é Marina Ruy Barbosa — conta Klara, que não acredita ter um estilo definido: — Uso tudo! Não posso me considerar só romântica ou só moderninha, porque sou eclética quando o assunto é roupa.
E, se no mundo fashion, figurino e maquiagem andam sempre juntas, na vida da adolescente, a história é outra.
— Vejo minhas amigas arrumadas às sete da manhã, supermaquiadas. Fico pensando: Nãããão! Elas estão de rímel, com a pele feita e eu nem acordada direito estou... Acho que vou ser aquela pessoa de moletom e short na faculdade. Definitivamente, não sou o tipo que adora salto. Chinelo é a vida! — opina.
A vaidade, conta ela, foi uma conquista recente em seu cotidiano:
— Isso de me arrumar, fazer a unha e colocar anel, aprendi de um ano para cá. Quando era mais nova, era um moleque: saía de unha ruída, calça jeans... Às vezes, ainda me visto assim, mas aí não abro mão de um anelzinho pelo menos.
Os sorrisos aparecem na entrevista na mesma proporção das frases que demonstram maturidade. Atualmente no primeiro ano do ensino médio, a atriz têm planos que vão além da TV. Quer fazer faculdade de Direito, embora não saiba se chegaria a exercer a profissão.
— Gosto muito da função de advogado, mas penso em estudar, mais para conhecer, aprender. Quero conciliar a universidade com a carreira de atriz. Um diploma vai me trazer segurança — aposta ela, que daqui a dois anos tentará uma vaga no curso de graduação.
Longe do estereótipo de libriana indecisa, Klara também se mostra realista quando o assunto é o coração: mesmo sem ter namorado ainda, ela sabe que o príncipe encantado fica só na ficção e tem bem delineado em sua cabeça o relacionamento que deseja para o futuro.
— Acho que ainda é cedo para qualquer compromisso. Mais para frente, quero encontrar um menino bem educado e próximo de sua família. Na maioria das vezes, eles cuidam da relação amorosa da mesma forma que lidam com os mais próximos — acredita.
Paixão, agora, só por Nova York, destino da paulista quando as gravações da novela acabarem. Sem nunca ter acalentado o sonho de ter uma festa de 15 anos (“Minha mãe sempre me mostrou o quanto se gasta em apenas uma noite”), Klara combinou com os pais que seu presente seria a viagem aos EUA. O relacionamento da adolescente com a mãe, Karla, aliás, é bem diferente daquela vivida por sua personagem com Rosa (Carolina Kasting) na ficção.
— É uma catástrofe a convivência de Alice com a mãe. Eu e a minha temos uma relação incrível. São difíceis essas cenas de conflito entre elas. Quando gravei dizendo que odiava Rosa, saí tremendo horrores, porque sou apaixonada pela Carol. No fim, nós duas estávamos cansadas psicologicamente — lembra Klara, comemorando a parceria de longa data com a atriz: — Fizemos “Amor eterno amor” (2012), “Amor à vida” (2013) e, agora, “Além do tempo”. A gente até brincou esses dias que ela já foi minha psicóloga e madrasta, depois virou tia e agora foi promovida a mãe...— diverte-se a menina.
Produção: Camille Magalhães e Amanda Lacerda
Beleza: Aline Oliveira
Agradecimento: MAR
Klara Castanho usou:
Adidas (adidas.com.br)
All Star (converse.com.br)
Chapa (@usechapa)
Damyller (3089-1255)
Dress To (2521-5703)
Farm (3852-3843)
Gata Bakana (gatabakana.com.br)
Illesteva (illesteva.com)
Lollita Acessórios (facebook.com/Lolita-Acessório)
Melissa (melissa.com.br)
Nike (nike.com.br)
Zara (2529-2323)
fonte: http://extra.globo.com